Resenha: Deslembrança - Queria Estar Lendo

Resenha: Deslembrança

Publicado em 12 de nov. de 2013

Diferente de muitos livros que eu andava lendo, Deslembrança me conquistou por ter uma trama bastante simples e encantadora. A história é narrada por London, cuja memória desaparece às 04:33 da manhã, todos os dias, desde que tinha seis anos. Curiosamente, no entanto, as lembranças dela existem - só que são de coisas que ainda não aconteceram. Sim, London vê o futuro! Ela reconhece pessoas no corredor por saber que, dali alguns anos, elas se tornariam amigas, por exemplo.

Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

London vive com a mãe e pouco sabe sobre o pai; sobre seu problema de memória, além da mãe, só a melhor amiga tem conhecimento dele. Para se recordar de detalhes tolos, porém importantes para que ninguém ao seu redor a ache uma louca desvairada - como, por exemplo, que roupas ela usou no dia anterior, com quem ela conversou, o que aconteceu na escola, o que ela tem que estudar - London deixa bilhetes para si mesma.

Até ai, sua vida corre na maior tranquilidade. Não há nada demais, fora i problema que ela aprendeu a aceitar; até que London conhece Luke. Um garoto adorável, interessante e que quer se aproximar dela; o grande porém? Ela não o vê em seu futuro. O que deixa o leitor se perguntando: mas por que? O que aconteceu que separou os dois? E por ai a trama segue. Ah, além disso, London começa a ter estranhos e perturbadores sonhos envolvendo um funeral, e o desespero para descobrir quem está no caixão e desvendar o grande mistério vão levá-la a investigar isso; será seu passado ou seu futuro?

A narrativa da Cat Patrick é bastante simples e meiga. O livro todo é uma fofura, para ser sincera! A leitura é bem rápida e você passa as 256 páginas num piscar de olhos. Achei interessante e instigante como a autora conduziu o mistério principal - o plot da trama que envolve o funeral e as lembranças (que a gente não sabe se vêm do passado ou do futuro) da London. Também é incrivelmente lindo o romance dela com o Luke; confesso que já amo o personagem pelo nome dele, mas o garoto também é doce e simpático da maneira que personagens românticos devem ser - não ache que esse livro é meloso, no entanto! Tem espaço pra fofura e para um thriller bem conduzido.

London foi uma boa protagonista. Não senti apreço por ela e achei uma atitude tomada por ela incrivelmente infantil (SPOILER SPOILER SPOILER: brigar com o namorado e não escrever sobre ele no bilhete? Deixar a memória apagar qualquer lembrança que tinha do Luke? QUASE QUATRO MESES DE NAMORO E TU ME FAZ ISSO? AH LONDON, FAÇA-ME O FAVOR, QUE IMBECILIDADE! Fim do spoiler).

Pois bem, fora isso, London foi bem conduzida. Do meio para o final, depois da mancada ai de cima, eu senti a evolução dela. E confesso que achei incrivelmente emocionante a maneira com que Cat terminou o livro! Fechou com chave de ouro. Me falaram que Deslembrança tem continuação, mas eu acho extremamente desnecessário e espero que seja informação falsa. O livro serve para divertir e encantar e faz isso com maestria. Deslembrança é lindo!

Título: Deslembrança
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Nota: 4

Saiba mais: Skoob | Buscapé

6 comentários:

  1. Nossa, parece ser uma linda estória. Me lembra aquele filme da Drew Barrymore com o Adam Sandler.
    http://entreversoseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem um pouco de Como se Fosse a Primeira Vez mesmo <3
      É um livro apaixonante, vale muito a pena! *-*

      Obrigada pelo comentário.
      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  2. Denise, gostei da premissa do livro. Estou precisando ler algo fofo, já anotei o título!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, altamente recomendado quando se precisa de uma leitura fofa, de verdade! Hehehehe
      Obrigada pelo comentário

      Beijos,
      Denise Flaibam.

      Excluir
  3. Eu já tinha lido umas resenhas sobre esse livro e fiquei interessada, mas eu esqueci completamente dele </3 Agora vou lembrar e colocar na minha lista aushuahs Ele parece ser bem interessante!
    [http://the-bookss.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  4. Qual a continuação? Haha, fiquei curiosa. Eu amo esse livro, era o meu favorito quando eu era adolescente!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é sempre muito bem-vinda!



@QueriaEstarLendo